Imagine se, de uma hora para a outra, sem nenhum motivo aparente, você tivesse a sensação de que vai morrer. Ou enlouquecer.
Se, do nada, você começasse a perceber sensações em seu corpo que não deveriam estar acontecendo. Sensações ruins como um aperto no peito, falta de ar, coração disparado...
Provavelmente, você iria ao médico e faria todos os exames possíveis. Se esse não descobrisse seu problema, você iria a outro e mais outro. Acima de tudo, você faria qualquer coisa para não sentir tudo aquilo de novo.
É assim que se sente uma pessoa que experencia um ataque de pânico. Se esse ataque volta a acontecer, com o tempo, vai se desenvolvendo a síndrome do pânico.
Essa síndrome é composta basicamente das crises em si e do comportamento de esquiva subsequente. Resumidamente, a pessoa tem a primeira crise. Como, obviamente, aquilo que aconteceu com foi uma experiência terrível, a pessoa passa a tentar evitar uma nova crise a qualquer custo.
Qualquer situação que possa mesmo que lembrar aquele primeiro episódio, passa a ser evitada a qualquer custo. Aos poucos, se não houver tratamento, o indivíduo vai se enclausurando cada vez mais, tentando a todo custo evitar uma nova crise. E a vida do indivíduo vai ficando cada vez mais limitada.
Se você passa por isso, ou conhece alguém nessa situação, procure ajuda o mais rapidamente possível. A Síndrome do Pânico é tratável e você poderá voltar a ter uma vida normal. Se você conhece alguém que passa por isso, ajude a pessoa a procurar tratamento. Sozinha, provavelmente, ela não conseguirá sair dessa situação.
O transtorno do pânico traz um sofrimento real e intenso, não o considere levianamente.
Oi, Glaucia! Aqui é Carol de Brasília!
ResponderExcluirO Luiz me passou seu flog hoje - ADOREI! Já sou sua seguidora! ;o)
Parabéns pela iniciativa! Acho muito interessante partilhar reflexões e conhecimentos tão importantes, principalmente aqueles relacionados a alma!
Quem me dera ter o dom da escrita...
Saudade de vcs!
Grande beijo!
PS: dá uma olhadinha no meu flog, tem umas pessoas conhecidas por lá, rsrs... http://www.fotolog.com.br/castrocarol
olaa nao sei se lembra de mim mais estou adorando seu blog!!!!
ResponderExcluirabraços
Obrigada pelo carinho e comentários. Eles só me dão mais força e vontade de continuar escrevendo. Continuem acompanhando...
ResponderExcluirOi Glaucia,
ResponderExcluirSou colega do Leví, ele comentou sobre o seu blog e como e gosto de psicologia (eu acho que gosto), tenho dado uma olhada vez ou outra.
Parabéns, tá bem legal.
Sobre a síndrome do pânico, você comentou os síntomas, que é o próprio pânico de situações que causaria esse pavor. Mas e o motivo por trás desse pânico, o que você acha?
Eu tenho um palpite, mas é só um palpite, não teria algo haver com este estado de desamparo profundo tão presente nesses dias?
Até, manda um abraço pro Levíiiiiii!
Leonardo,
ResponderExcluirque bom que você gostou do blog, acompanhe sempre que possível, sempre que puder estarei postando coisas novas.
Quanto à sua reflexão, achei muito válida, porém esse é um assunto para ser discutido mais a fundo...
Prometo que qualquer hora volto no assunto.