quarta-feira, 11 de abril de 2012

Por que queremos saber nosso futuro?

Porque queremos saber nosso futuro?

Hoje estava pensando sobre o futuro...por que será que precisamos tanto saber o que vai acontecer daqui a algum tempo? O que nos motiva a viver na expectativa do que vai acontecer?

É sempre interessante pensarmos, planejarmos o que queremos. Um planejamento com metas definidas, nos leva à concretização de nossos sonhos. Porém, até que ponto fazemos isso da maneira correta? Até que ponto a expectativa ou falta de conhecimento do futuro nos paralisa e nos deixa engessados em uma determinada situação?

Devemos planejar, mas até que ponto devemos nos engessar com a idéia do futuro?

Costumo propor um exercício em consultório: como você se imagina daqui a 5, 10 anos, ou até mesmo quando estiver bem velhinho? Quando olha para trás na sua vida, o que espera ter conquistado? Vejo este como um exercício interessante que pode nos levar ao caminho correto. Se me vejo daqui a 5 anos numa diferente área profissional, por exemplo, o que posso fazer agora para que isto aconteça? Como posso direcionar minha vida para atingir meus objetivos?

Porque, verdade seja dita, muito poucas coisas caem do céu. Na maior parte das vezes, precisamos batalhar e lutar pelo que queremos...Então, porque esperar? Porque não começar a caminhar na direção que quero?

Acredito que essa seja a resposta: quando consigo definir meus objetivos, aí, sim, posso tentar alcançá-los. Fora isso, é adivinhação. O que, convenhamos, tem tanta chance de acontecer quanto de não acontecer.

Porém, outro ponto importante é que coisas acontecem independente de nosso planejamento. A vida sempre nos traz surpresas e muitas vezes precisamos repensar, precisamos tomar caminhos diferentes. 

Talvez seja por isso que querermos adivinhar nosso futuro. Se, muitas vezes, por mais que planejemos, o que queremos não acontece, aí queremos adivinhar. Necessitamos de respostas imediatas sobre o que acontecerá conosco. Será que é melhor continuar nesse caminho ou mudá-lo? Será que mudo de emprego, amor, cidade, etc.? Ou será que se mudar tudo isso continuarei infeliz?

Novamente, por mais que machuque, a resposta é que não podemos ter a resposta. A vida é incerta. Então, só o que podemos fazer é pesar o lado positivo e o negativo de cada situação  e tentar descobrir se vale a pena mudar ou continuar. E ainda, temos que tomar cuidado com a insatisfação. Por sermos incompletos, temos que tomar cuidado para que nossa insatisfação não nos leve a uma busca constante de coisas novas e diferentes.

Toda escolhe demanda deixarmos coisas de lado. Resta saber o que pode ser deixado e o que devemos manter. E uma vez que escolhemos, o melhor que podemos fazer é ficarmos tranqüilos com nossa decisão. E talvez isso nos deixe mais felizes.